Chevrolet Vectra GT
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chevrolet Vectra GT | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Produção | 2007 — 2011 | ||||||
Fabricante | Chevrolet, grupo General Motors | ||||||
Modelo | |||||||
Carroceria | Hatchback de 5 portas | ||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | 2.0 8V Flex | ||||||
Potência | Gasolina - 133 CV (98 KW/ 131 HP) @ 5600 rpm / Álcool - 140 CV (103 KW/ 138 HP) @ 5600 rpm | ||||||
Transmissão | Manual, 5 marchas Automática, 4 marchas |
||||||
Dimensões | |||||||
Comprimento | 4,25 m | ||||||
Largura | 1.753 m | ||||||
Altura | 1.455 m | ||||||
Modelos relacionados | Chevrolet Vectra Opel Astra Chevrolet Cruze Sport6 Peugeot 307 Volkswagen Golf Citroën C4 Nissan Tiida Ford Focus |
||||||
Cronologia | |||||||
|
O lançamento do veículo em território brasileiro, a exemplo do que ocorreu anteriormente com o Vectra, acendeu novas discussões a respeito da nomenclatura empregada: o carro é, na verdade, a geração "H" do Opel Astra adaptada para o mercado nacional.
Sua produção foi encerrada oficialmente no dia 28 de Junho de 2011, sendo substituído pelo Chevrolet Cruze Sport6.
Versões/Motorização
O Vectra GT era vendido em duas versões: GT, de entrada, e GT-X, topo de linha. As diferenças entre as versões resumem-se a itens de conforto e conveniência e de aparência externa. A GT-X traz de série bancos de couro, computador de bordo, freios ABS, rodas de liga leve 17 polegadas e CD/MP3 Player, dentre outros equipamentos. Ar-condicionado digital, direção hidráulica, air-bag duplo são itens de série em todas as versões.O conjunto mecânico do Vectra GT é o mesmo em ambas as versões, e também idêntico ao do Vectra Sedã. O motor, o tradicional Família II da Chevrolet, de 121/128 cv (gasolina/Etanol), que com a introdução de avanços tecnológicos, passou a 133/140 cv em 2009, com a adoção de balancins e comando de válvulas roletados, e, coletor de admissão de plástico, com enrrugações internas confeccionadas eletronicamente, dentre outras alterações, que adequaram o propulsor às novas normas de emissão de poluentes, trazendo bom desempenho e consumo de combustível. As principais características dessa motorização continuam sendo o alto rendimento com combustível vegetal, a robustez mecânica e a facilidade e o baixo custo de manutenção. A GM fez leves alterações na suspensão, a fim de tornar a condução do veículo mais esportiva que a do sedã, aprimorando a estabilidade sem comprometer o conforto dos passageiros.
O interior do Vectra GT é muito semelhante ao do sedã, exibindo linhas e cores sóbrias, seguindo o padrão europeu, que contrastam com o design externo do carro e o diferenciam de outros modelos com versões esportivas da própria marca.
Características Importantes
O Vectra GT ou GTX tem os entre eixos com distância menor que no Vectra Sedan, idêntico ao Astra Hatch último modelo nacional, garantido desta forma uma dirigibilidade e comportamento diferenciado e mais esportivo. Também possui amortecedores mais pressurizados sendo que o GTX tem amortecedores ainda mais pressurizados que o GT. Ambos tem comportamento de suspensão mais firme, quando equipados de série com aro 17 polegadas e pneus que vem originais nas medidas 225-45 R17, dessa forma, tem um comportamento, em algumas situações com batidas secas, mas isso não ocorreria se dirigisse-mos em "piso" liso... Mas isso agrada a muitos jovens, visto que você sente o carro como um esportivo, aliado a uma interna muito silenciosa e robusta preparada para isso.A GM não poderia ter descontinuado sua fabricação, visto que é um conjunto robusto, confiável aliado a baixa manutenção. O último motor que equipou essa máquina é perfeito, silencioso, forte, e com consumo razoável. O cabeçote roletado, mais algumas alteração em coletores, pistões, virabrequim, taxa de compressão etc. aliado a um sistema de injeção mais "inteligente" e ainda com dupla sonda lambda, o carro funciona muito bem com etanol ou gasolina e ainda rende 140CV no etanol e 133CV na gasolina. Mas o que realmente faz o efeito é o torque máximo em baixa rotação, cerca de 19,5KG, é possível dirigir em baixos giros inclusive em aclives sem reduzir a marcha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário