A Tesla finalmente revelou seu primeiro utilitário, o Model X. O primeiro SUV de produção totalmente elétrico traz faróis e lanternas em LED, teto com caimento bem inclinado e spoiler traseiro ativo com três posições pré-definidas que atuam quando o carro está em movimento.
Outras características marcantes do modelo X são as portas traseiras do tipo gaivota, que permitem o acesso fácil aos assentos da segunda e da terceira fileira. O para-brisa avantajado fornece visibilidade panorâmica para o motorista e todos os passageiros.
Oferecidos em duas versões, o SUV é equipado com tração nas quatro rodas. A versão de entrada abriga dois motores elétricos de 259 cv (cada), um para cada eixo. Um conjunto capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, enquanto suas baterias lhe conferem um alcance estimado de 414 km. Já a versão topo de linha tem um desempenho ainda mais admirável. Ela também é equipada com dois motores elétricos, um de 259 cv, e outro mais brutal ainda que gera 503 cv e que juntos podem fazer o modelo chegar aos 100 km/h em impressionantes 3,2 segundos (ambos os dados da montadora).
Na cabine, os ocupantes podem escolher entre layouts com seis ou sete assentos, em várias configurações, e a terceira fileira pode ser rebatida quando não estiver sendo utilizada para aumentar o espaço para cargas. Com a bateria posicionada no centro do assoalho, seu centro de gravidade ficou mais baixo e sua estrutura mais reforçada contra impactos laterais. Por não contar com um motor a combustão, toda a dianteira acaba funcionando como uma grande zona de deformação de absorção de impacto. Outros itens de série presentes no SUV são a suspensão pneumática, o sistema de segurança ativa que trabalha com um sistema de câmeras, radares e sonares e freia o veículo automaticamente em caso de emergência.
Uma das maiores curiosidades, no entanto, não é visível a olho nu e pode ser ativada por meio de um botão no painel chamado de “bioweapon defense mode”. Por meio desse equipamento, o ar-condicionado cria uma espécie de pressão positiva dentro da cabine para proteger os ocupantes de um ataque biológico (oi?).
A intenção da empresa, segundo o CEO da Tesla, Elon Musk, é a de serem precursores, líderes em cenários apocalípticos de defesa. Exageros à parte, o botão ativa um filtro do ar-condicionado do modelo X que é cerca de dez vezes maior do que um filtro normal de um carro de passeio, 300 vezes mais poderoso em termos de filtragem de bactérias, 500 vezes melhor em filtragem de alérgenos, 700 vezes mais eficaz para filtrar a poluição atmosférica e 800 vezes mais eficiente em filtragem de vírus.
Os interessados no Tesla X que fizerem suas encomendas a partir de agora terão seus veículos entregues no segundo semestre de 2016. Confira abaixo um vídeo do Tesla Model X.
Nenhum comentário:
Postar um comentário