A Ferraria 458 Italia é o modelo "de entrada" da Ferrari. Suas primeiras fotos foram divulgadas pela Ferrari em 28 de julho de 2009 e será apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt. É o sucessor do Ferrari F430.
É equipada com um motor de 4499 cilindradas, de cárter seco, posicionado
no meio da carroceria em V (com ângulo de 90º entre os pistões). Possui
um giro máximo de 9000 rpm e uma relação de compressão de 12.5:1. O
projeto desse motor foi destinado a obter uma alta potência junto de uma
economia de combustível, o
bloco do motor e os pistões foram desenhados para trabalhar melhor com o
fluído do óleo e assim evitar uma perda de potência devido a fricção
das peças internas do motor. 1
Uma das mais importantes novidades nesse modelo é a introdução de uma
caixa de 7 marchas com embreagem dupla, baseado na gestão independente
de todas as marchas pares e ímpares que são pré selecionadas em dois
eixos separados, as próximas marchas já ficam prontas para serem
engatadas, o diferencial foi integrado à carcaça da caixa para diminuir
seu tamanho.2
Sua suspensão emprega dois braços por roda formando um 'L' na frente e
suspensão multi braços na traseira, houve uma redução na rigidez
vertical de cerca de 30% em relação a Ferrari F430 (modelo anterior). A suspensão apresenta também um novo sistema de controle de amortecimento magnetoreológico, superior ao sistema empregado na Ferrari 599 GTB Fiorano, o sistema pode alterar a força dos seus amortecedores em intervalos de 8 ms (a 599 GTB alterava em 15 ms). 3 Os freios são iguais para todos os carros da marca,
com a 458 não foi diferente, seus freios são feitos de carbono e
cerâmica de 6 pinças e disco de 398 x 223 x 36 mm na frente, com 4
pinças e disco de 360 x 233 x 32 mm na traseira. Com Freios ABS à uma velocidade de 100 km/h é possível parar totalmente em 32,5 metros e com uma velocidade de 200 km/h em 128 metros. 4
Seus sitema eletrônico interno é o E-Diff 3, que avalia várias
condições informadas pelo carro, podendo assim calcular parâmetros
importantes sobre as condições da pista, dependendo do modo selecionado
(esportivo ou corrida que podem ser alterados pelo piloto no interior do veículo) a 458 muda seu comportamento para oferecer o limite de suas capacidades mais facilmente. 5
A aerodinâmica deste modelo pode produzir uma força vertical de 140 kg à
200 km/h e 360 kg em sua velocidade máxima, a carroçeria não possui
entradas de ar nas laterais, como é comum na maioria dos outros modelos
da marca, elas foram movidas para a parte de baixo da carroçeria, assim
favorecendo o design, possui duas aletas na sua frente, grandes o
bastante para poderem se deformar conforme a velocidade, quanto mais
rápido maior é a inclinação destas aletas. 6
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