O Lancer Evolution foi originalmente destinado apenas para o mercado japonês, mas com a demanda do chamado "Mercado cinza", começou a ser vendido no Reino Unido e em vários mercados europeus a partir de 1998. A Mitsubishi decidiu exportar a 8ª versão do Lancer Evolution para os Estados Unidos em 2003, depois de notar que o Subaru Impreza WRX STI, seu rival, teve sucesso nesse mercado.
A décima versão do Lancer Evolution foi lançado no Japão em 2007, e em mercados do exterior em 2008, já com outro rumo, o mercado dos carros esportivos de topo.
É concorrente do Subaru Impreza WRX STI, também possuindo uma versão menor, o Lancer Sportback Ralliart, de 250 cavalos, que concorre com o Impreza hatchback.
Lancer Evolution I
Mitsubishi Lancer Evolution I | |||
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Mitsubishi Lancer Evolution I | |||
Nomes alternativos |
Evo Original | ||
Produção | 1992 — 1994 | ||
Modelo | |||
Carroceria | Sedã, 4 portas | ||
Ficha técnica | |||
Plataforma | CD9A-SNGF/CD9A-SNDF | ||
Transmissão | 5 velocidades, manual | ||
Dimensões | |||
Comprimento | 4.310 mm | ||
Entre-eixos | 2.500 mm | ||
Largura | 1.695 mm | ||
Altura | 1.395 mm | ||
Altura livre do solo | 150 mm | ||
Peso | 1.170 — 1.240 kg | ||
Tanque | 50 l | ||
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O primeiro Lancer Evolution fornecia um motor DOHC 2.0L de 4 cilindros em linha, 16 válvulas com turbo, também utilizado pelo Mitsubishi Galant VR-4. O chassi era o mesmo do Lancer. Com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h, torque de 31,4kfg.m e 250cv distribuído nas 4 rodas, conseguia alcançar velocidades superiores comparado aos outros modelos de sua classe. Foi vendido nas versões GSR e RS. A versão GSR é um modelo adaptado para rua e conforto, incluindo um sistema digital de climatização. Já a versão RS é uma versão mais esportiva e mais simples, que não tinha vidros elétricos, freios ABS e limpadores traseiros; equipado com um diferencial mecânico LSD traseiro. A versão GSR do Evolution I foi a única produzida com um diferencial LSD viscoso. Os outros modelos foram lançados com diferencial LSD traseiro mecânico. Foram produzidos aproximadamente 5.000 unidades.
- Versões: GSR/RS
- 0 a 100 em 5,7s
- Cilindrada: 1.997 cc
- Compressão: 8,5:1
- Potência: 250 cv @ 6.000 rpm
- Torque: 31,4 kgf.m @ 3.000 rpm
- Velocidade máxima: Limitado a 180 km/h
- Pneus: 195/55 R15
- Tração: Integral 4WD com o centro unidade de acoplamento viscoso.
- Suspensão: Dianteira: Suporte MacPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira: Multi-link com montagem Pillowball, molas helicoidais e barra estabilizadora.
- Freios: Frontais: Disco ventilado com 2 pistões e ABS Traseiros: Disco sólido com 1 pistão.
- Direção: Assistida, com pinhão e cremalheira.
- Embreagem: Disco único com mola do diafragma.
Lancer Evolution II
Mitsubishi Lancer Evolution II | |||
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Mitsubishi Lancer Evolution II | |||
Produção | 1993 — 1994 | ||
Modelo | |||
Carroceria | Sedã, 4 portas | ||
Ficha técnica | |||
Plataforma | CD9A | ||
Transmissão | 5 velocidades, manual | ||
Dimensões | |||
Comprimento | 4.310 mm | ||
Entre-eixos | 2.510 mm | ||
Largura | 1.695 mm | ||
Altura | 1.420 mm | ||
Altura livre do solo | 170 mm | ||
Peso | 1.180 — 1.250 kg | ||
Tanque | 50 l | ||
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- Versões: GSR/RS
- Cilindrada: 1.997 cc
- Compressão: 8,5:1
- Potência: 260 cv @ 6.000 rpm
- Velocidade máxima: Limitado a 180 km/h
- Pneus: 205/60 R15
- Tração: Integral 4WD com o centro unidade de acoplamento viscoso.
- Suspensão: Dianteira: MacPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira: Multi-link molas heleicodais e barra estabilizadora.
- Freios: Frontais: Discos ventilados com 2 pistões e ABS Traseiros: Discos sólidos com 1 pistão.
- Direção: Assistida, com pinhão e cremalheira.
- Embreagem: Disco único com mola do diafragma.
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