terça-feira, 24 de setembro de 2013

Lancer Evolution e suas caracteristicas

O Mitsubishi Lancer Evolution, (também apelidado de Lancer Evo ou Evo) é um sedan de alto desempenho fabricado pela Mitsubishi Motors desde 1992. Existem dez versões oficiais até hoje. Todas utilizam um motor de 2 litros, com turbo e tração nas quatro rodas. Cada nova versão é numerada com números romanos, mas não necessariamente sendo uma nova geração. Os modelos japoneses eram limitados a 280cv, já alcançados pelo Lancer Evolution IV, que somente passou esse limite com a chegada do Lancer Evolution X, de 295cv. Já as versões disponíveis em alguns outros mercados, como por exemplo o Reino Unido, tem a potência original (sem a limitação de potência), atingindo mais de 411 cv.1 Foi 4 vezes campeão do WRC (World Raly Championship) em 1996, 1997, 1998 e 1999, e 10 vezes campeão do P-WRC (Production Car World Rally Championship), em 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2008, 2009 e 2010.
O Lancer Evolution foi originalmente destinado apenas para o mercado japonês, mas com a demanda do chamado "Mercado cinza", começou a ser vendido no Reino Unido e em vários mercados europeus a partir de 1998. A Mitsubishi decidiu exportar a 8ª versão do Lancer Evolution para os Estados Unidos em 2003, depois de notar que o Subaru Impreza WRX STI, seu rival, teve sucesso nesse mercado.
A décima versão do Lancer Evolution foi lançado no Japão em 2007, e em mercados do exterior em 2008, já com outro rumo, o mercado dos carros esportivos de topo.
É concorrente do Subaru Impreza WRX STI, também possuindo uma versão menor, o Lancer Sportback Ralliart, de 250 cavalos, que concorre com o Impreza hatchback.


Lancer Evolution I

Mitsubishi Lancer Evolution I
Mitsubishi Lancer Evolution I
Nomes
alternativos
Evo Original
Produção 1992 — 1994
Modelo
Carroceria Sedã, 4 portas
Ficha técnica
Plataforma CD9A-SNGF/CD9A-SNDF
Transmissão 5 velocidades, manual
Dimensões
Comprimento 4.310 mm
Entre-eixos 2.500 mm
Largura 1.695 mm
Altura 1.395 mm
Altura livre do solo 150 mm
Peso 1.170 — 1.240 kg
Tanque 50 l
Lançado em setembro de 1992 com o World Raly Championship (WRC) como meta. Popularmente chamado de "Evo Original".
O primeiro Lancer Evolution fornecia um motor DOHC 2.0L de 4 cilindros em linha, 16 válvulas com turbo, também utilizado pelo Mitsubishi Galant VR-4. O chassi era o mesmo do Lancer. Com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h, torque de 31,4kfg.m e 250cv distribuído nas 4 rodas, conseguia alcançar velocidades superiores comparado aos outros modelos de sua classe. Foi vendido nas versões GSR e RS. A versão GSR é um modelo adaptado para rua e conforto, incluindo um sistema digital de climatização. Já a versão RS é uma versão mais esportiva e mais simples, que não tinha vidros elétricos, freios ABS e limpadores traseiros; equipado com um diferencial mecânico LSD traseiro. A versão GSR do Evolution I foi a única produzida com um diferencial LSD viscoso. Os outros modelos foram lançados com diferencial LSD traseiro mecânico. Foram produzidos aproximadamente 5.000 unidades.
  • Versões: GSR/RS
  • 0 a 100 em 5,7s
  • Cilindrada: 1.997 cc
  • Compressão: 8,5:1
  • Potência: 250 cv @ 6.000 rpm
  • Torque: 31,4 kgf.m @ 3.000 rpm
  • Velocidade máxima: Limitado a 180 km/h
  • Pneus: 195/55 R15
  • Tração: Integral 4WD com o centro unidade de acoplamento viscoso.
  • Suspensão: Dianteira: Suporte MacPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira: Multi-link com montagem Pillowball, molas helicoidais e barra estabilizadora.
  • Freios: Frontais: Disco ventilado com 2 pistões e ABS Traseiros: Disco sólido com 1 pistão.
  • Direção: Assistida, com pinhão e cremalheira.
  • Embreagem: Disco único com mola do diafragma.

Lancer Evolution II

Mitsubishi Lancer Evolution II
Mitsubishi Lancer Evolution II
Produção 1993 — 1994
Modelo
Carroceria Sedã, 4 portas
Ficha técnica
Plataforma CD9A
Transmissão 5 velocidades, manual
Dimensões
Comprimento 4.310 mm
Entre-eixos 2.510 mm
Largura 1.695 mm
Altura 1.420 mm
Altura livre do solo 170 mm
Peso 1.180 — 1.250 kg
Tanque 50 l
Em dezembro de 1993 com poucas modificações, sai o Lancer Evolution II. As mudanças consistiam principalmente na melhoria de estabilidade, distância entre eixos maiores, um spoiler maior, mais alto, as relações de câmbio e as geometrias da suspensão foram modificadas, houve acréscimo de 10cv (para 260cv) e os pneus ficaram 10 mm maiores.
  • Versões: GSR/RS
  • Cilindrada: 1.997 cc
  • Compressão: 8,5:1
  • Potência: 260 cv @ 6.000 rpm
  • Velocidade máxima: Limitado a 180 km/h
  • Pneus: 205/60 R15
  • Tração: Integral 4WD com o centro unidade de acoplamento viscoso.
  • Suspensão: Dianteira: MacPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira: Multi-link molas heleicodais e barra estabilizadora.
  • Freios: Frontais: Discos ventilados com 2 pistões e ABS Traseiros: Discos sólidos com 1 pistão.
  • Direção: Assistida, com pinhão e cremalheira.
  • Embreagem: Disco único com mola do diafragma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página