Pontiac GTO
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pontiac GTO | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Produção | 1964–1974 2004–2006 |
||||||
Fabricante | GM | ||||||
Modelo | |||||||
Classe | Muscle Car | ||||||
Carroceria | coupé | ||||||
Designer | John Zachary DeLorean Jim Wangers |
||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | V8 16 válvulas, 2 por cilindro 400 cv de potência | ||||||
Torque | 395 Kgfm | ||||||
Transmissão | 6 marchas, manual 4 marchas, automático |
||||||
Dimensões | |||||||
Comprimento | 4,82 m | ||||||
Largura | 1,84 m | ||||||
Altura | 1,39 m | ||||||
Peso | 1689 kg | ||||||
Modelos relacionados | Pontiac Firebird Pontiac G8 Vauxhall Monaro Pontiac Tempest Pontiac LeMans Pontiac Ventura Chevrolet Chevelle Ford Galaxie Buick Gran Sport |
||||||
Cronologia | |||||||
|
Ele foi o primeiro "muscle car" americano e continua sendo produzido mais de 40 anos depois do lançamento. Em 1969, chegou o temido "The Judge", com um pacote estético primoroso e a cor laranja. Respiros no capô, conta-giros do lado de fora do carro e o quarto-de-milha coberto em apenas 14 segundos. Agora você sabe a razão desse nome Clássico. No início da década de 1970, o bólide foi remodelado novamente. Nesta época – já utilizando o Ram Air IV como opcional – o GTO vinha de fábrica com um gigantesco motor de 7,4 litros e 69 kgfm de torque. Mas as notícias não eram nada boas para a GM. As vendas despencavam ano após ano e a crise do petróleo liquidou definitivamente o modelo. O ano de 1974 marca sua despedida.
A fábrica relançou o modelo nesse ano, equipando-o com um motor potente e adereços que remetem ao passado. Mas o GTO clássico é único. Seu estilo singular, Ram Air sob o capô e escapes duplos, fazem-no, literalmente, o juiz das estradas para sempre.
Em 1999, a Pontiac mostrou o protótipo do GTO, ao qual nunca chegou a ser produzido na vida real. Tinha algumas linhas do velho GTO.
Em 2004, a Pontiac ressuscitou o modelo GTO. Usa a base do Holden Monaro e o motor é o mesmo do Chevrolet Corvette C5. Na altura, o motor era o 5.7 litros de 8 cilindros em V e debitava 350 cavalos de potência.
Em 2005, o GTO sofreu pequenas modificações a nível estético e mecânico. Novo motor de 6 litros do Corvette C6 com 400 cavalos, novas cores, novo pára-choques frontal e traseiro, duas saídas de escapes individuais em vez de um escape com duas saídas como no modelo de 2004.
Mas contudo, a produção cessou a 14 de Julho de 2006 na Austrália, onde os Holden Monaro e os Pontiac GTO eram produzidos. Foi a partir daí o fim de vida do novo GTO.
- A cantora Sinitta canta uma música chamada GTO, inspirada no carro, em seu álbum de estréia de 1987;
- O novo Pontiac GTO esteve presente em alguns vídeojogos, tais como Need For Speed: Underground 2, Need For Speed: Most Wanted, Need For Speed: Carbon, Need For Speed Pro Street, Need For Speed: World, Gran Turismo 3, Gran Turismo 4, Gran Turismo 5, Test Drive Unlimited e Forza Motorsport 2; O antigo GTO 1968 está presente no jogo Midnight Club 3 DUB Edition Remix, como carro de classe "C" e, no mesmo game, está presente também o poderoso "The Judge" 1970 como carro de classe "B";
- No filme "A Arrancada Final" aparece um Pontiac GTO preto dos mais recentes numa perseguição policial e que depois foi modificado e pintado para a cor Vermelha;
- Também no filme Arrancada Final aparece um Pontiac GTO Judge laranja
- No filme "xXx", aparece um Pontiac GTO de 1967 de cor "roxa" numa perseguição;
- No atual filme "Transformers" aparece um "amarelo e um prata" sendo massacrado pelo "Robo Gigante Bumblebee".
- No filme Sex Drive, aparece um Pontiac GTO Ram Air IV laranja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário