terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mclaren F1 e suas caracteristicas

McLaren F1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
McLaren F1
1996 McLaren F1.jpg
Produção 19931998
(100 unidades)
Fabricante McLaren, BMW
Modelo
Classe Super Desportivo
Designer Gordon Murray
Ficha técnica
Motor BMW 6.1 V12 DOHC 48v de 627hp (636cv, F1 básico e F1 GT); 680hp (689cv, F1 LM)
Transmissão 6 Mudanças
Layout Motor Central; Tração traseira
Dimensões
Comprimento 4,287 m
Largura 1,820 m
Altura 1,140 m
Peso 1.140 kg
Modelos relacionados
McLaren MP4-12C
Ferrari Enzo
Lamborghini Murciélago LP640
Saleen S7
Porsche Carrera GT
Pagani Zonda
Cronologia
McLaren P1
Próximo
Próximo
O McLaren F1 é um carro super desportivo, construído de 1993 até 1998. Por duas vezes bateu o recorde de veículo de rua mais rápido do mundo e em depois da chegada de mais Esportivos,Super esportivos e Super Carros,ele ficou em 10º carro mais rapido do mundo: de 386,7km/h. Tal recorde foi possível graças à sua aerodinâmica revolucionária, a sua leveza (chassis fabricado em fibra de carbono, material de alta resistência e leveza; motor em alumínio. Tais fatores, contribuem para que o carro pese "apenas" pouco mais que uma tonelada.) e ao seu motor incrivelmente bem ajustado. Também há um registo documentado em vídeo, do carro alcançando a absurda velocidade de 386,7 km/h, tendo como velocidade máxima no velocímetro, 400 km/h.
Em 2005 o seu recorde foi batido pelo sueco Koenigsegg CCR, que fez 395 km/h, e no mesmo ano o CCR foi batido pelo francês Bugatti Veyron com 407,5 km/h. Em 2007, houve nova batida de recorde pelo americano SSC Ultimate Aero, com 413 km/h. Em 2010, o recorde foi novamente batido, desta vez pelo Buggatti Veyron Super Sport, que alcançou 431 Km/h.
O ator e comediante britânico Rowan Atkinson é proprietário de uma unidade, sendo que o mesmo se acidentara duas vezes com o veículo.1


História

Em 1989 a McLaren fundou a marca McLaren Cars. O Objetivo principal era fazer um super desportivo avançado que proporcionasse uma experiência única ao motorista. Então, em 1991, Gordon Murray começou a criar este carro. Para começar o seu desenho, foram feitos vários testes em túnel de vento para ver qual forma teria o melhor desempenho aerodinâmico. Também foram testados a posição e o tamanho do radiador, admissão, pressão aerodinâmica positiva, refrigeração dos freios, etc. Depois disso, Gordon decidiu desenhar o carro.

Características

Carroceria

O McLaren F1 pode ser usado como carro de passeio, e até a sua suspensão é macia. A sua carroceria é de um monocoque extremamente rígido e resistente, o que torna o carro muito veloz em rectas e capaz de fazer curvas como um monoposto de Fórmula 1.
O carro custava 1 milhão de libras no lançamento (hoje, por ser um ícone de esportividade, beleza e também por já não ser fabricado, o carro chega a custar £ 2 Milhões) mas, apesar do altíssimo preço a McLaren não obteve lucro. O seu preço de produção era muito alto, e pouquíssimas pessoas podiam comprá-lo. No final, a McLaren acabou vendendo menos do que esperava.
Apesar do design ser do inicio da década de 90, ainda passa a impressão de ser bastante actual. É sem dúvida um dos designs de desportivo e mais belos. As suas formas inspiram velocidade.

Interior

Interior do McLaren F1. Repare que o condutor fica no meio do carro.
Uma caracteristica deste carro é que o Mclaren ao contrario dos dois bancos que costumavam ter os carros "desta categoria", o Mclaren F1 tem 3 bancos onde o condutor ficava no meio e os 2 passageiros ao lado, ainda tem bagagem, e o condutor pode abrir as portas sem sair do banco, porem a entrada no carro é "um pouco complicada".

Motor

Gordon Murray queria que o motor tivesse 600mm de comprimento (com todos os equipamentos montados), não fosse turbinado, ou seja aspirado, pesasse até 240 kg e que produzisse mais de 558cv (550 hp).
Foram convidadas duas empresas para fabricar o motor: a Honda e a BMW. A Honda alegou que não tinha interesse no projeto; já a BMW, além de aceitar o desafio, superou as expectativas de Murray: ao invés dos 550 hp (558 cv) pedidos, o motor tinha 627 hp (636 cv).
O cofre do motor e parte do sistema de escape recebeu o revestimento de ouro puro 24 quilates. A aplicação do ouro, neste caso, não se deve a uma extravagância: esse material é um ótimo condutor térmico e arrefece com facilidade, algo necessário quando o motor é uma verdadeira bomba de força.

Versões

O McLaren F1 Também teve várias versões do qual estão listadas abaixo:

McLaren F1 GTR LM

McLaren F1 GTR
Versão criada apenas para corridas. Era menos potente, pois era acima do regulamento de sua categoria. Também teve uma versão com a traseira alongada. Tem um motor V12 6.1 DOHC das versões de rua, porém com 600hp (608cv). Ganhou por uma vez as 24 horas Le Mans e ficou em segundo e terceiro lugar.[carece de fontes]

McLaren F1 Básico

Mclaren F1 basico Versão mais básica de todas, teve 64 unidades produzidas. Foi essa versão que bateu duas vezes o recorde mundial de carro mais veloz do mundo. Tinha 627hp (636cv) de potência a 7500rpm, torque de 69,3kgfm a 5.600 rpm e chegava a 386,7 km/h.[carece de fontes]

McLaren F1 LM

McLaren F1 LM
O F1 LM é uma versão criada para comemorar as 24 horas de Le mans. Só 5 unidades dessa versão foram produzidas. Tinha 680hp (689cv). Mesmo assim era menos rapido do que o McLaren F1 original por causa da sua aerodinamica (spoilers e asa) que serviam para curvar mais rápido que o Mclaren f1 original. O carro pesava 1.062kg e tinha 680hp (689cv) á 7.800rpm com torque de 71,9 kgfm a 4500rpm e chegava a 360 km/h.[carece de fontes]

McLaren F1 GT

O F1 GT teve apenas três unidades produzidas, com o mesmo motor do F1 basico, o V12 de 627hp (636cv) a 7500rpm com a velocidade máxima de 386,7 km/h. Seu peso total é de 1138 kg.[carece de fontes]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página