McLaren F1
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
McLaren F1 | |||||
---|---|---|---|---|---|
Produção | 1993–1998 (100 unidades) |
||||
Fabricante | McLaren, BMW | ||||
Modelo | |||||
Classe | Super Desportivo | ||||
Designer | Gordon Murray | ||||
Ficha técnica | |||||
Motor | BMW 6.1 V12 DOHC 48v de 627hp (636cv, F1 básico e F1 GT); 680hp (689cv, F1 LM) | ||||
Transmissão | 6 Mudanças | ||||
Layout | Motor Central; Tração traseira | ||||
Dimensões | |||||
Comprimento | 4,287 m | ||||
Largura | 1,820 m | ||||
Altura | 1,140 m | ||||
Peso | 1.140 kg | ||||
Modelos relacionados | McLaren MP4-12C Ferrari Enzo Lamborghini Murciélago LP640 Saleen S7 Porsche Carrera GT Pagani Zonda |
||||
Cronologia | |||||
|
Em 2005 o seu recorde foi batido pelo sueco Koenigsegg CCR, que fez 395 km/h, e no mesmo ano o CCR foi batido pelo francês Bugatti Veyron com 407,5 km/h. Em 2007, houve nova batida de recorde pelo americano SSC Ultimate Aero, com 413 km/h. Em 2010, o recorde foi novamente batido, desta vez pelo Buggatti Veyron Super Sport, que alcançou 431 Km/h.
O ator e comediante britânico Rowan Atkinson é proprietário de uma unidade, sendo que o mesmo se acidentara duas vezes com o veículo.1
História
Em 1989 a McLaren fundou a marca McLaren Cars. O Objetivo principal era fazer um super desportivo avançado que proporcionasse uma experiência única ao motorista. Então, em 1991, Gordon Murray começou a criar este carro. Para começar o seu desenho, foram feitos vários testes em túnel de vento para ver qual forma teria o melhor desempenho aerodinâmico. Também foram testados a posição e o tamanho do radiador, admissão, pressão aerodinâmica positiva, refrigeração dos freios, etc. Depois disso, Gordon decidiu desenhar o carro.Características
Carroceria
O McLaren F1 pode ser usado como carro de passeio, e até a sua suspensão é macia. A sua carroceria é de um monocoque extremamente rígido e resistente, o que torna o carro muito veloz em rectas e capaz de fazer curvas como um monoposto de Fórmula 1.O carro custava 1 milhão de libras no lançamento (hoje, por ser um ícone de esportividade, beleza e também por já não ser fabricado, o carro chega a custar £ 2 Milhões) mas, apesar do altíssimo preço a McLaren não obteve lucro. O seu preço de produção era muito alto, e pouquíssimas pessoas podiam comprá-lo. No final, a McLaren acabou vendendo menos do que esperava.
Apesar do design ser do inicio da década de 90, ainda passa a impressão de ser bastante actual. É sem dúvida um dos designs de desportivo e mais belos. As suas formas inspiram velocidade.
Interior
Uma caracteristica deste carro é que o Mclaren ao contrario dos dois bancos que costumavam ter os carros "desta categoria", o Mclaren F1 tem 3 bancos onde o condutor ficava no meio e os 2 passageiros ao lado, ainda tem bagagem, e o condutor pode abrir as portas sem sair do banco, porem a entrada no carro é "um pouco complicada".Motor
Gordon Murray queria que o motor tivesse 600mm de comprimento (com todos os equipamentos montados), não fosse turbinado, ou seja aspirado, pesasse até 240 kg e que produzisse mais de 558cv (550 hp).Foram convidadas duas empresas para fabricar o motor: a Honda e a BMW. A Honda alegou que não tinha interesse no projeto; já a BMW, além de aceitar o desafio, superou as expectativas de Murray: ao invés dos 550 hp (558 cv) pedidos, o motor tinha 627 hp (636 cv).
O cofre do motor e parte do sistema de escape recebeu o revestimento de ouro puro 24 quilates. A aplicação do ouro, neste caso, não se deve a uma extravagância: esse material é um ótimo condutor térmico e arrefece com facilidade, algo necessário quando o motor é uma verdadeira bomba de força.
Nenhum comentário:
Postar um comentário