Acura
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acura | |
---|---|
Slogan | "Advance" |
Fundação | 1986 |
Sede | Tóquio Japão
Torrance EUA |
Página oficial | http://www.acura.com |
Índice
História
A ACURA (pronuncia-se É-kiu-ra) é uma empresa Nipo-Americana de origem japonesa, criada como divisão de luxo da Honda em março de 1986, para atuação primária nos mercados americano, canadense, mexicano e em Hong Kong. A iniciativa partiu em resposta à criação da Lexus pela Toyota em 1983 como divisão de luxo e da Infiniti, pela Nissan em 19851 .Seu foco de atuação é no mercado de luxo, com preços inferiores à marcas tradicionais como Mercedes-Benz e BMW, mesma receita utilizada pelas concorrentes nipônicas. Apesar de ter sido a última das três empresas japonesas a ser fundada, em sua época, a Acura foi a primeira a entrar no mercado, já em 1986, com o modelo Legend, enquanto a Lexus chegou com o LS 400 em 1989 e a Infiniti apresentou o Q45 apenas em 19902 .
Após consolidar-se no mercado americano, a Acura partiu para novos territórios, estabelecendo-se na China em 2006 e no Japão em 2008, ainda que - igualmente à Infiniti e Lexus - sua participação seja pequena naquele país, onde o foco é para as marcas principais, Honda, Nissan e Toyota.
Após a notabilização do Legend, a Acura investiu em esportivos, lançando o modelo NSX em 1991, famoso por seu desempenho, extraído do motor V6(com 276cv), considerado páreo para modelos de alta performance como Lamborghini, Ferrari, Porsche, entre outros3 .
No Brasil, a Acura pretende estabelecer-se oficialmente em 20154 , apesar de ter tido alguns de seus automóveis importados de modo independente nos anos 90, após a abertura das importações, efetuada pelo Presidente Collor. Seu principal modelo, o Legend, foi vendido oficialmente no Brasil entre 1992 e 1997 sob a marca Honda. A iniciativa segue a chegada oficial da Lexus ao país5 , em 2012; que também teve modelos importados de forma independente desde os anos 90.
Modelos do passado
- Integra (1986-2006) - Coupé compacto, baseado no Honda Civic, substituído pelo ILX.
- Vigor (1989-1995) - Sedã de porte médio-grande, baseado no Honda Accord, substituído pelo TL.
- Legend (1986-1995) - Sedã de grande porte, com motores de 6 cilindros. Rebatizado de RL nos EUA na geração seguinte.
- RL (1996-2012) - Sedã de grande porte, cuja primeira geração continuou a ser chamada de Legend em alguns mercados onde era vendido como Honda(ex: Brasil). Substituído pelo RLX.
- CL (1997-2003) - Coupé de porte médio-grande, baseado no Accord Coupé.
- EL (1997-2005) - Sedã compacto, baseado no Honda Civic, substituído pelo ILX.
- Acura SLX/SLX (1995-1999) - SUV de grande porte, baseado no Isuzu Tropper, com motores à diesel e gasolina, substituído pelo MDX.
- NSX (1990-2005) - Esportivo de motor central, responsável pela introdução do sistema VTEC(comando de válvulas variável). Foi vendido no Brasil entre 1991 e 95 como Honda NSX. Tem previsão para retornar numa nova geração em 2015, com tecnologia híbrida de alta performance.
Modelos Atuais
- ILX (2012-presente) - Sedã compacto, baseado no Honda Civic.
- TSX (2004-presente) - Sedã médio, baseado no Honda Accord.
- TL (1996-presente) - Sedã médio-grande, baseado no Accord europeu.
- RLX (2013-presente) - Sedã de grande porte a ser lançado nos Estados Unidos. Será vendido pela Acura no Brasil em 2015.
- RDX (2006-presente) - SUV compacto, com dimensões similares ao Honda CRV, porém possui plataforma diferente.
- MDX (2001-presente) - SUV médio-grande baseado no Honda Pilot.
Referências
Ver Também
Ligações Externas
[Expandir] Acura, divisão nipo-americana de luxo da Honda, linha do tempo (1986-atual) |
---|
Nenhum comentário:
Postar um comentário