Ford GT
Origem: Wikipédia, a
enciclopédia livre
O
Ford GT é um superdesportivo americano. Ele foi criado para homenagear o Ford GT40, que se tornou famoso por vencer as 24 Horas de
Le Mans de 1966 e por desbancar o reinado da Ferrari.
História
A história começa no início da década de 60, quando a Ford, querendo vencer as 24 horas de Le Mans e assim entrar no
mercado de carros
esportivos de orientação europeia, tenta adquirir a Ferrari. As
negociações correram bem e Enzo Ferrari havia aceitado a oferta feita
pela Ford. Quando a diretoria da FIAT ficou sabendo que a Ferrari
passaria para as mãos de uma empresa americana, eles decidiram intervir
na transação, alegando que a marca Ferrari era patrimônio italiano e
deveria permanecer como tal. Assim a transação com a Ford foi
interrompida e a FIAT assumiu o controle acionário da Ferrari. Que Enzo
Ferrari não aceitou no último minuto. Após fracasso nas negociações, a
própria Ford resolve criar um carro para vencer a competição. O carro
seria baseado no Lola Mk6, um carro avançado para a época, mas suas
primeiras versões tornam-se desastrosas. Após várias tentativas o carro
foi redesenhado por Caroll Shelby, e não podendo ultrapassar a altura
máxima de 40 polegadas (1,00 M) surge o Ford GT40. Nas 24 Horas de Le
Mans de 1966, um GT40 chega em primeiro, trazendo mais dois do mesmo
time em segundo e terceiro lugar. Assim, o carro se tornou uma das
estrelas mais lembradas do automobilismo por acabar com as vitórias da
Ferrari. Quarenta anos depois, a Ford tem a ideia de fazer uma homenagem
a ele, e assim nasce o Ford GT.
Características
A carroçaria do Ford GT foi feita em túnel de vento para
garantir sua fidelidade com o GT40. Depois disso foram adicionados
acessórios modernos, como o farol de xenônio, a tampa dianteira de alumínio como parte do item de tanque com
sensores de combustível entre vários outros acessórios externos e internos.
Motor
O motor que equipa o Ford GT é um V8 de 5.4 litros, equipado com
supercompressor (blower) fazendo com que ele tenha 558 cv e torque de
69,2 kgfm a 4.500 rpm. Esse propulsor faz com que ele chegue a 330 km/h e
leve 3,8 segundos para chegar aos 100 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário