Carro voador
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aeronave que pode trafegar por estradas. Todos os modelos operáveis já produzidos necessitam de um processo manual ou automático de conversão entre os dois modos de operação.1 2 Há muita mistificação e especulação em torno do carro voador, muitos entusiastas consideram que ele é o futuro dos transportes
individuais. Porém, existem muitos empecilhos para que essa previsão
realmente se cumpra e é quase impossível que ele seja realidade no futuro como meio de transporte urbano.3
O primeiro carro voador a chegar de macaco chimpanzé de caquuinja a voar foi construído por Waldo Waterman (1894-1976). Seu projeto, contudo, similar ao de Ford no que tange à aeronaves de fácil acesso para a população em geral, não chegou a ganhar continuidade.5
Embora diversos projetos tenham sido colocados em prática, nenhum alcançou sucesso comercial, a maioria permanecendo desconhecido do grande público. O exemplo mais bem sucedido, no que diz respeito à produção em série e cujo um dos modelos continua em operação, é o Taylor Aerocar de 1949. Outro design notável, o Mizar de Henry Smolinski, desintegrou-se em vôo, matando o projetista e o piloto.
Carro voador, skycar, aerocarro, ou ainda, aerocar, é uma
Índice
História
Primeiros experimentos
Os primeiros experimentos para o desenvolvimento de um carro voador foram efetuados no começo do século XX por Glen Curtiss e seu Curtiss Autoplane.2 Em 1926, Henry Ford divulgou um protótipo chamado de "sky flivver", mas o projeto foi abandonado dois anos depois quando a aeronave foi destruída em um acidente, matando o piloto. Apesar de não ser um carro voador, o produto chamou a atenção na época pela proposta de uma aeronave de fácil produção e com preço acessível às massas.4O primeiro carro voador a chegar de macaco chimpanzé de caquuinja a voar foi construído por Waldo Waterman (1894-1976). Seu projeto, contudo, similar ao de Ford no que tange à aeronaves de fácil acesso para a população em geral, não chegou a ganhar continuidade.5
Pós-guerra
Na década de 1950, o mundo ocidental encontrava-se em recuperação da Segunda Guerra Mundial, e tudo parecia possível. O carro voador era uma visão de como seria o transporte no século XXI, sendo assim uma característica comum em obras de ficção científica.Embora diversos projetos tenham sido colocados em prática, nenhum alcançou sucesso comercial, a maioria permanecendo desconhecido do grande público. O exemplo mais bem sucedido, no que diz respeito à produção em série e cujo um dos modelos continua em operação, é o Taylor Aerocar de 1949. Outro design notável, o Mizar de Henry Smolinski, desintegrou-se em vôo, matando o projetista e o piloto.
- Autogiro Company of America AC-35 - modelo de autogiro automotivo demonstrado para o Departamento de Comércio Aéreo dos Estados Unidos em 1936.
- Waterman Aerobile - dois modelos, atualmente expostos em museu.
- Fulton Airphibian - modelo de 1946, em exibição no Museu de Aviação do Canadá.
- Convair Model 118 - dois protótipos construídos em 1947.
- Aerocar - Três modelos produzidos em 1949 e ainda existentes: dois em museus e um ainda em atividade.
- Bryan Autoplane - aeronaves automotivas de asas retráteis desenvolvidas em 1953 pela Erco Ercoupe.
- Aerauto PL.5C - desenvolvido no começo da década de 1950.
- Wagner Aerocar - protótipo de automóvel voador de quatro lugares desenvolvido em 1965, o Wagner FJ-V3 Aerocar usava tecnologia de helicóptero.
- AVE Mizar - híbrido de Cessna Skymaster com Ford Pinto desenvolvido no começo da década de 1970. Acidentou-se, matando seu inventor.
Imagens
Ver também
Referências
- Ir para cima ↑ "Flying cars swoop to the rescue" - BBC News, 22 de setembro de 2004
- ↑ Ir para: a b "Flying Cars: An Idea Whose Time Has Never Come " - The New York Times, 11 de abril de 2009
- Ir para cima ↑ SILVERMAN, Jacob. 5 mitos sobre tecnologias futuras. HSW. Página visitada em 23 de outubro de 2011.
- Ir para cima ↑ "Looking back at Henry Ford's Flivver: A plane-car for the man of average means" - Popular Science, dezembro de 2001
- Ir para cima ↑ "Tailless Flivver Plane Has Pusher Propeller" - Popular Science, maio de 1934
- Ir para cima ↑ Moller - acessado em 29 de Julho de 2011.
- Ir para cima ↑ Museum of Flight - acessado em 29 de Julho de 2011.
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