Ford Versailles
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ford Galaxy (sedan))
Ford Versailles | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Produção | 1991 — 1996 | ||||||
Fabricante | Ford | ||||||
Modelo | |||||||
Classe | Sedan Médio de Luxo | ||||||
Carroceria | sedan e Station Wagon | ||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | 1.8 / 2.0 | ||||||
Modelos relacionados | Ford Royale Volkswagen Santana Fiat Tempra Chevrolet Monza |
||||||
Cronologia | |||||||
|
No Brasil
O Ford Versailles foi produzido nas versões sedan com 2 portas e 4 portas e (perua) Royale, primeiramente com 2 portas para não invadir o mercado da Quantum, foi uma estratégia para agradar os fiéis fãs da antiga Belina, mas a versão não fez muito sucesso por se tratar de um carro familiar, por esse motivo, mais tarde a versão 4 portas entrou no mercado, aposentando a versão de 2 portas definitivamente.Em 1991, quando o Ford Del Rey e a Belina já se mostravam obsoletos e sentiam a forte pressão da concorrência, com o renovado Monza e a chegada do moderno Fiat Tempra, a Ford viu que precisava de um produto mais moderno e competitivo, sendo assim ela viu nos novos VW Santana/ Quantum, que acabavam de ser lançados no mercado a solução de seus problemas. Sendo assim em 1991, já como modelo 1992 a Ford lançou no mercado o Ford Versailles/Royale, nas versões GL e Ghia, com as motorizações AP 1.8 e AP 2.0, a álcool e a gasolina. os carros eram quase irmãos gêmeos do VW Santana/ Quantum, as únicas diferenças externas significativas eram as colunas "C" em preto fosco, as lanternas e tampa traseira diferenciadas e os faróis e grade dianteira, internamente o carro possuía um acabamento mais caprichado, característica dos carros Ford, o painel também tinha desenho exclusivo, embora o quadro de instrumentos fosse muito parecido com o do VW Santana. Na perua Royale a principal diferença era a inexistência das 4 portas nos primeiros anos de sua produção, limitando-se somente a versão com 2 portas. A versão Ghia primava pelos luxos e equipamentos de segurança, como teto solar elétrico, câmbio automático e ABS (ainda longe de fazerem parte dos carros nacionais). Em 1996 já perto de serem descontinuados com o fim da Autolatina, receberam algumas modificações externas, como apliques menores nas lanternas traseiras, aerofólio, no caso do Versailles e grade oval na frente, sendo essas as únicas alterações estéticas que a dupla Versailles/ Royale sofreu enquanto esteve no mercado, sendo substituído no ano seguinte pelo Ford Mondeo .
Um detalhe importante era que Ford Versailles e Royale não eram fabricados na fábrica da Ford, mas sim na fábrica da VW, na mesma linha de montagem de Santana e Quantum, como os carros possuiam a mesma plataforma e a mesma mecânica era muito mais barato produzi-los na mesma linha de montagem, assim como acontecia com Ford Verona/ VW Apollo / VW Logus e VW Pointer, que eram todos produzidos na fábrica da Ford, na linha de montagem do Ford Escort.
Nenhum comentário:
Postar um comentário