Chevrolet Astra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chevrolet Astra | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Nomes alternativos |
Holden Astra Vauxhall Astra Opel Astra Saturn Astra |
||||||
Produção | 1994-2011(Brasil) | ||||||
Fabricante | Chevrolet Grupo General Motors |
||||||
Modelo | |||||||
Classe | Médio | ||||||
Carroceria | Coupé, 2 e 4 portas sedan, 4 portas perua, 4 portas(Europa) conversível, 2 portas(Europa) |
||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | 1.8L 8V G ou E, I4, dianteiro transversal 2.0L 8V flex, I4, transversal 2.0L 16V gasolina, I4, transversal |
||||||
Transmissão | 4 marchas, automática 5 marchas, manual |
||||||
Dimensões | |||||||
Comprimento | 4.199,4 (hatch) 4.342,4 (sedan) |
||||||
Largura | 1.709 | ||||||
Altura | 1.431 (hatch) 1.425 (sedan) |
||||||
Peso | 1.150 (hatch 2 portas) 1.180 (coupé 4 portas) 1190 (sedan) |
||||||
Modelos relacionados | Chevrolet Zafira/Chevrolet Vectra Citroën C4 VTR Fiat Stilo Ford Focus Hyundai I30 Peugeot 307 Renault Fluence Volkswagen Golf |
||||||
Cronologia | |||||||
|
O carro era disponível em variantes hatch e sedan, situando-se acima do Corsa e abaixo do Vectra. O carro já é comercializado numa nova geração muito mais moderna no mercado Europeu, onde é fabricado como Opel Astra e Vauxhall Astra(para países com direção do lado direito como Inglaterra, Japão e África do Sul) pelas subsidiárias europeias da General Motors, a Opel e a Vauxhall. Nos Estados Unidos, o carro era vendido como Saturn Astra.
Em setembro de 2007 foi lançado no Brasil um novo modelo derivado do Astra europeu, com o nome de Vectra GT. O desenho traseiro do modelo é semelhante ao europeu, com a frente da última geração do Chevrolet Vectra nacional, que foi projetado no Brasil como uma versão sedã do Astra europeu. Compartilhava também a plataforma e conjunto motriz com o Vectra nacional, herdados da atual linha Astra, Monza, e Zafira.
História
- 1995 - Utilizava o motor 2.0. Único ano em quando modelo foi importado da Bélgica. Lançado também na versão perua (station wagon).
- 1998 - Início da produção pela Chevrolet do Brasil. Lançado nas versões GL 1.8 8V e GLS 2.0 8V e GLS 2.0 16V nas carrocerias hatch três portas e sedan quatro portas. Uso da direção eletro-hidráulica.
- 2001 - Lançada a versão Sport 2.0 8V e repetidor de pisca nos pára-lamas em todas as versões. A versão GL ganha calotas e conta-giros. Fim da direção eletro-hidráulica.
- 2002 - Lançada a série Sunny, a versão CD 2.0 8V e CD 2.0 16V. O câmbio automático estava disponível na versão CD 2.0 8V.
- 2003 - O modelo sofre a reestilização; lançada a versão GSi com motorização 2.0 16V, com 136 cv, com a opção de cinco portas para o hatchback. Fim da produção com motor 1.8 à gasolina, foi adotado o motor 1.8 à álcool para frotistas.
- 2004 - Uso do motor Flexpower (bicombustível), com motor 2.0 8V à álcool ou à gasolina. Lançadas as novas versões: Comfort, Elegance e Elite. Uso do motor Multipower (GNV, etanol ou gasolina). Lançada a versão Advantage Hatch, 3 portas.
- 2005 - Fim da versão GSi 2.0 16V(gasolina). Em novembro foi lançada a versão SS 2.0 8V Flexpower.
- 2006 - A versão Advantage passa a vir também nos modelos de 4 portas Sedan ou 5 portas hatch. Último ano da versão "Comfort".
- 2007 - Término da produção das versões hatch de 3 portas. É também o último ano das versões "Elite" e "Elegance" (as mais luxuosas).
- 2008 - Descontinuação da versão "SS", com alguns de seus acessórios (rodas aro 16, faróis de milha e aerofólio) sendo oferecidos como "Kit Esportivo" para o Advantage Hatch.
- 2009 - Novo motor 2.0 Flexpower com 133cv (gasolina) e 140cv (álcool), apresentado o modelo 2010 do Astra, com muitos equipamentos do Vectra, se aproximando mais ainda deste.
- 2011 - 17 de Agosto de 2011 é anunciado o fim da produção, e que mais tarde daria lugar ao global Chevrolet Sonic.
Sucessor
O modelo deixou de ser fabricado, sua retirada de linha é parte do plano de reestruturação da General Motors. Até dezembro de 2012, os modelos como Corsa e Corsa Sedan também deixam de ser fabricados. Para suceder o Astra, a GMB apresentou o Chevrolet Sonic, nas versões hatch e sedan. Na Europa, contudo, o Astra segue em produção, sob a bandeira Opel e encontra-se em sua 4ª geração.-
Opel Astra (4ª geração)
-
Chevrolet Sonic (hatch)
Mercado
O Astra tem um interior clássico que quase não sofreu mudanças de 1998 até hoje no Brasil. Uma das únicas mudanças foi nos mostradores do painel, que passaram a ter fundo branco. Na Europa o interior do Astra é bem semelhante ao do Chevrolet Vectra do Brasil. A transmissão é oferecida nas versões automática ou manual. Desde 2010, o Astra incorporou desde sua versão básica itens restritos as antigas versões de luxo (acabamento em veludo, ar-condicionado digital, rodas aro 16 e retrovisor eletrocrômico). O motor continua sendo o antigo 2 litros com 2 válvulas por cilindro, mas alterações mecânicas elevaram sua potência para 140 cv utilizando-se álcool e 133 cv com gasolina. O modelo recebia, no fim de sua produção, críticas seu design defasado (com apenas um face-lift em 12 anos) e por ter um motor ainda mais antigo, diretamente herdado do Monza. Já seus entusiastas consideravam essa desatualização irrelevante, por ela não significar desvantagem prática do produto e ainda propiciar um preço competitivo. A longa sobrevida Astra explica-se por isso: tratava-se de um veículo médio concorrendo em preço com veículos compactos, mais atualizados, porém inferiores em termos dinâmicos e de habitabilidade. Assim, o Astra, em seus últimos momentos, ainda encontrava um bom mercado nos consumidores menos passionais, que priorizavam o fator custo-benefício.Competições
- Brasil - Stock Car V8 - 2003 até 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário