terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ford Fusion e suas caracteristicas

Ford Fusion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ford Fusion
2010 Ford Fusion.
Produção 2005 - hoje
Fabricante Ford
Modelo
Classe Sedan Médio de Luxo
Ficha técnica
Layout motor e tração dianteiros, tração integral na V6 (dianteria apenas opcional)
Modelos relacionados Ford Edge
Toyota Camry, Honda Accord, Citroën C5, Chevrolet Malibu, Hyundai Azera, Volkswagen Passat
Cronologia
Último
Último
Ford Mondeo
Ford Contour
O Ford Fusion é um sedan da Ford produzido na fábrica de Hermosillo, México e nos Estados Unidos, juntamente com A Ford Edge. Foi lançado no mercado americano em 2005 com motor V6 e um ano depois recebeu o motor 2.3 Duratec (o mesmo de Focus, Mondeo e EcoSport, mas ampliado).
Em 2006 começou a ser comercializado no Brasil somente na versão SEL com motor 2.3, sendo um sucesso de vendas devido ao preço competitivo. A segunda geração começou a ser fabricada em 2009, com lançamento simultâneo com os Estados Unidos.

Primeira geração

Ford Fusion 1ªG
Traseira do Ford Fusion.
Produção 2005 - 2009
Fabricante Ford
Modelo
Classe Sedan Grande de Luxo
Ficha técnica
Motor 2.3L Duratec 23 (l4)
Transmissão automática, 5 velocidades
Layout motor e tração dianteiros
Dimensões
Comprimento 4.832mm
Largura 1.835mm
Altura 1.453mm
Peso 1.523 kg (em ordem de marcha)
Cronologia
Último
Último
Ford Mondeo

Modelo do Ford Fusion vendido no Brasil.
O Ford Fusion foi feito com base(plataforma, motor, câmbio, suspensão) do Mazda 6, um carro robusto e de renome mundial. Sendo fabricado no México, o Fusion se beneficiou do acordo de livre comércio entre o Brasil e o México, que não cobra taxa de importação para carros fabricados no outro país. Sendo assim, o Fusion foi disponibilizado no Brasil com preços bastante competitivos, com preço na faixa dos sedãs médios nacionais tops (tais como Honda Civic EXS, Toyota Corolla SEG, Chevrolet Vectra Elite etc.), mesmo sendo de uma categoria superior(sedãs médio-grandes, tais como Volkswagen Passat, Honda Accord, Toyota Camry, etc.)
O Fusion começou a ser vendido no Brasil a partir de 2006 e somente na versão top (SEL). Em 2007 foi trazida a linha 2008 para o mercado brasileiro, adicionando novas opções de cores às já disponíveis, além de outros itens de série, como sensor de estacionamento instalados nos pára-choques, sensor de monitoramento da pressão dos pneus e abertura da porta com acionamento por teclado numérico. Também traz sistema de som com 8 alto-falantes, direção hidráulica, um conjunto de 6 air bags (2 frontais para o motorista e passageiro, 2 para os passageiros do banco traseiro, 2 superiores do tipo cortina), freios ABS nas quatro rodas transmissão automática de 5 velocidades com redução eletrônica, interior em couro, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve com aro 17 polegadas, teto solar (único opcional), motor 2.3L 16V com 162 cv de potência (capaz de fazer de 0–100 km/h em 10,3 segundos). É um dos maiores sedã da sua categoria com 4,83 m de comprimento.

Motores

  • 2.3 L L4 162 cv e 20,7 m.kgf a 4.500rpm.

Desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 s
  • Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo

  • Cidade: 6,5 km/l
  • Estrada: 12,5 km/l

Cores Disponíveis

  • Preto Chamonix
  • Prata Baden
  • Branco Málaga
  • Azul Toulouse
  • Cinza Bernau
  • Verde Nápolis
  • Vermelho Moscou

Segunda geração

Ford Fusion 2ªG
2010 Fusion SEL.
Produção 2009 - hoje
Fabricante Ford
Modelo
Classe Sedan Médio de Luxo
Ficha técnica
Motor 2.5 L Duratec 25 (L4), 3.0 L Duratec 30 (V6)
Transmissão automática, 6 velocidades(trocas sequenciais no V6)
Layout motor e tração dianteiros, tração integral na V6
Dimensões
Comprimento 4832 mm
Largura 1835 mm
Altura 1445 mm
Peso 1523 kg (L4), 1.650 kg (V6)
A segunda geração do Ford Fusion começou a ser produzida em 2009 já como modelo 2010. A plataforma continuou a mesma (assim comos as dimensões do carro), mas com alterações nos motores e câmbios. O motor 2.3L foi ampliado para 2.5L, com a potência aumentada de 162cv para 170cv (uma das reivindicações dos consumidores) e a caixa de câmbio passou a oferecer 6 marchas, ao invés das 5 do anterior, assim o câmbio ficou melhor escalonado, aproveitando melhor o motor. Porém, a maior novidade foi a disponibilização para o mercado brasileiro do motor 3.0L V6 de 243cv, preenchendo uma lacuna no mercado para combater o Hyundai Azera, que é disponibilizado somente com motor V6 a preços mais baixos que o Ford Fusion.
Atendendo a pedidos, o Ford Fusion teve seu diâmetro de giro reduzido (facilitando as manobras) e suspensão ligeiramente mais firme (melhorando a estabilidade). O Fusion ganhou em todas as versões iluminação permanente de instrumentos Ice-blue, 2 tweeters traseiros (12 alto-falantes no total), ar condicionado dual-zone (controle individual de temperatura para motorista e passageiro), direção com assistência elétrica, controle de tração, controle de estabilidade e ajuste elétrico do banco do passageiro (do motorista já existia na versão anterior). O teto solar e a pintura metálica continuam a ser os únicos opcionais para ambas versões.
A versão V6 ainda possui o sistema de entretenimento Ford Sync (que possui rádio/CD/DVD/MP3/Bluetooth/USB e disco rígido de 10 gb), câmbio com opção para troca sequenciais de marcha e tração integral, que trabalha sob demanda, tracionando as rodas traseiras quando há perda de aderência nas rodas dianteiras. Devido ao sistema de tração integral, o tanque da versão V6 é menor, tendo 62L ao invés dos 66L da versão 4 cilindros. Na versão brasileira o GPS do Ford Sync não possui mapas brasileiros, sendo que a Ford afirmou que irá disponibilizá-los futuramente.

Motores

  • 2.5 L L4 173 cv a 6.000rpm e 22,9 m.kgf a 4.000rpm.
  • 3.0 L V6 243 cv a 6.550rpm e 30,8 m.kgf a 4.300rpm.

Desempenho

2.5L L4
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 s
  • Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
3.0L V6
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 s
  • Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo

2.5L L4
  • Cidade: 06,6 l/100km
  • Estrada: 12,5 l/100km
3.0L V6
  • Cidade: 15  l/100km
  • Estrada: 10  l/100km

Cores Disponíveis

  • Preto Bristol
  • Prata Munique
  • Branco Sibéria
  • Azul Florence
  • Cinza Berlin
  • Verde Lion
  • Vermelho Ibiza

O painel digital do Ford Fusion Hybrid mantem os registros das melhorias atingidas no estilo "eco-driving" (acima) e do tipo de propulsão que está sendo ulizado pelo veículo (abaixo).

Versão híbrido elétrico

O modelo híbrido elétrico do Ford Fusion foi lançado nos Estados Unidos em março de 2009 como modelo 2010, simultâneamente com seu gêmeo, o Mercury Milan Hybrid.1 A versão brasileira do Fusion Hybrid foi mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2010. As vendas começaram em novembro de 2010 a um preço de R$133.900. O Fusion Hybrid é o primeiro modelo do tipo híbrido completo disponível no Brasil.2 Este modelo é o Carro Presidencial do Brasil.

Referências

  1. Ir para cima US Hybrid Sales in March 2009 Down 44% Year-on-Year; Monthly New Vehicle Market Share of 2.5% (em inglês). Green Car Congress (2009-04-03). Página visitada em 2009-06-06.
  2. Ir para cima Luís Guilherme Barrucho. "Fusão verde: o primeiro híbrido completo do Brasil", Veja (revista), 2010-10-23. Página visitada em 2010-10-24. (em Portugués)

Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página