Ford Fusion
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ford Fusion | |||||
---|---|---|---|---|---|
Produção | 2005 - hoje | ||||
Fabricante | Ford | ||||
Modelo | |||||
Classe | Sedan Médio de Luxo | ||||
Ficha técnica | |||||
Layout | motor e tração dianteiros, tração integral na V6 (dianteria apenas opcional) | ||||
Modelos relacionados | Ford Edge Toyota Camry, Honda Accord, Citroën C5, Chevrolet Malibu, Hyundai Azera, Volkswagen Passat |
||||
Cronologia | |||||
|
Em 2006 começou a ser comercializado no Brasil somente na versão SEL com motor 2.3, sendo um sucesso de vendas devido ao preço competitivo. A segunda geração começou a ser fabricada em 2009, com lançamento simultâneo com os Estados Unidos.
Índice
Primeira geração
Ford Fusion 1ªG | |||||
---|---|---|---|---|---|
Produção | 2005 - 2009 | ||||
Fabricante | Ford | ||||
Modelo | |||||
Classe | Sedan Grande de Luxo | ||||
Ficha técnica | |||||
Motor | 2.3L Duratec 23 (l4) | ||||
Transmissão | automática, 5 velocidades | ||||
Layout | motor e tração dianteiros | ||||
Dimensões | |||||
Comprimento | 4.832mm | ||||
Largura | 1.835mm | ||||
Altura | 1.453mm | ||||
Peso | 1.523 kg (em ordem de marcha) | ||||
Cronologia | |||||
|
O Fusion começou a ser vendido no Brasil a partir de 2006 e somente na versão top (SEL). Em 2007 foi trazida a linha 2008 para o mercado brasileiro, adicionando novas opções de cores às já disponíveis, além de outros itens de série, como sensor de estacionamento instalados nos pára-choques, sensor de monitoramento da pressão dos pneus e abertura da porta com acionamento por teclado numérico. Também traz sistema de som com 8 alto-falantes, direção hidráulica, um conjunto de 6 air bags (2 frontais para o motorista e passageiro, 2 para os passageiros do banco traseiro, 2 superiores do tipo cortina), freios ABS nas quatro rodas transmissão automática de 5 velocidades com redução eletrônica, interior em couro, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve com aro 17 polegadas, teto solar (único opcional), motor 2.3L 16V com 162 cv de potência (capaz de fazer de 0–100 km/h em 10,3 segundos). É um dos maiores sedã da sua categoria com 4,83 m de comprimento.
Motores
- 2.3 L L4 162 cv e 20,7 m.kgf a 4.500rpm.
Desempenho
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 s
- Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo
- Cidade: 6,5 km/l
- Estrada: 12,5 km/l
Cores Disponíveis
- Preto Chamonix
- Prata Baden
- Branco Málaga
- Azul Toulouse
- Cinza Bernau
- Verde Nápolis
- Vermelho Moscou
Segunda geração
Ford Fusion 2ªG | |||
---|---|---|---|
Produção | 2009 - hoje | ||
Fabricante | Ford | ||
Modelo | |||
Classe | Sedan Médio de Luxo | ||
Ficha técnica | |||
Motor | 2.5 L Duratec 25 (L4), 3.0 L Duratec 30 (V6) | ||
Transmissão | automática, 6 velocidades(trocas sequenciais no V6) | ||
Layout | motor e tração dianteiros, tração integral na V6 | ||
Dimensões | |||
Comprimento | 4832 mm | ||
Largura | 1835 mm | ||
Altura | 1445 mm | ||
Peso | 1523 kg (L4), 1.650 kg (V6) | ||
Atendendo a pedidos, o Ford Fusion teve seu diâmetro de giro reduzido (facilitando as manobras) e suspensão ligeiramente mais firme (melhorando a estabilidade). O Fusion ganhou em todas as versões iluminação permanente de instrumentos Ice-blue, 2 tweeters traseiros (12 alto-falantes no total), ar condicionado dual-zone (controle individual de temperatura para motorista e passageiro), direção com assistência elétrica, controle de tração, controle de estabilidade e ajuste elétrico do banco do passageiro (do motorista já existia na versão anterior). O teto solar e a pintura metálica continuam a ser os únicos opcionais para ambas versões.
A versão V6 ainda possui o sistema de entretenimento Ford Sync (que possui rádio/CD/DVD/MP3/Bluetooth/USB e disco rígido de 10 gb), câmbio com opção para troca sequenciais de marcha e tração integral, que trabalha sob demanda, tracionando as rodas traseiras quando há perda de aderência nas rodas dianteiras. Devido ao sistema de tração integral, o tanque da versão V6 é menor, tendo 62L ao invés dos 66L da versão 4 cilindros. Na versão brasileira o GPS do Ford Sync não possui mapas brasileiros, sendo que a Ford afirmou que irá disponibilizá-los futuramente.
Motores
- 2.5 L L4 173 cv a 6.000rpm e 22,9 m.kgf a 4.000rpm.
- 3.0 L V6 243 cv a 6.550rpm e 30,8 m.kgf a 4.300rpm.
Desempenho
2.5L L4- Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 s
- Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 s
- Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo
2.5L L4- Cidade: 06,6 l/100km
- Estrada: 12,5 l/100km
- Cidade: 15 l/100km
- Estrada: 10 l/100km
Cores Disponíveis
- Preto Bristol
- Prata Munique
- Branco Sibéria
- Azul Florence
- Cinza Berlin
- Verde Lion
- Vermelho Ibiza
Versão híbrido elétrico
Ver artigo principal: Ford Fusion Hybrid
O modelo híbrido elétrico do Ford Fusion foi lançado nos Estados Unidos em março de 2009 como modelo 2010, simultâneamente com seu gêmeo, o Mercury Milan Hybrid.1 A versão brasileira do Fusion Hybrid foi mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2010. As vendas começaram em novembro de 2010 a um preço de R$133.900. O Fusion Hybrid é o primeiro modelo do tipo híbrido completo disponível no Brasil.2 Este modelo é o Carro Presidencial do Brasil.Referências
- Ir para cima ↑ US Hybrid Sales in March 2009 Down 44% Year-on-Year; Monthly New Vehicle Market Share of 2.5% (em inglês). Green Car Congress (2009-04-03). Página visitada em 2009-06-06.
- Ir para cima ↑ Luís Guilherme Barrucho. "Fusão verde: o primeiro híbrido completo do Brasil", Veja (revista), 2010-10-23. Página visitada em 2010-10-24. (em Portugués)
Nenhum comentário:
Postar um comentário