terça-feira, 15 de outubro de 2013

Chevrolet S10 e suas caracteristicas

Chevrolet S10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chevrolet S10.
Chevrolet S10 LT, vendida em alguns países como Chevrolet Colorado
Produção 1982presente
Modelo
Carroceria picape
Ficha técnica
Motor Maxion/MWM (diesel) e GM gasolina
Transmissão 5 marchas, manual
6 marchas, automática
Modelos relacionados GMC S-15
GMC Sonoma
Isuzu hombre
Toyota Hilux
Mazda B-Series
Ford Ranger
Dodge Ram 50
Cronologia
Último
Último
A20/D20
S10 é uma picape da Chevrolet produzida no Brasil desde 1995 até atualmente. Ganhou o gosto popular, sendo a campeã de vendas de 1996 até 2005[carece de fontes]. Tem mecânica relativamente simples.

Anos e modificações

1995
  • Início da produção da cabine simples nas versões Standard e Deluxe na única opção de motor à gasolina de quatro cilindros, o 2.2 EFI;
1996
  • início da produção da cabine estendida (apenas S10 Deluxe) e dupla, a linha passa a contar com dois novos motores: quatro cilindros 2.5 Maxion Turbo Diesel de 95 cavalos (apenas cabine dupla) e o 4.3 V6 Gasolina de 180 cavalos (apenas cabine estendida) disponível apenas na versão Deluxe;
1997
  • os modelos passaram a utilizar 5 elementos de fixação em cada roda (anteriormente eram 6);
  • início de fabricação da S10 Cab. Simples Deluxe 4.3 V6 Gasolina, e estendida à diesel;
  • outubro: chega as lojas a linha 98, e as modificações baseiam-se no motor à gasolina de quatro cilindros, que de EFI, torna-se 2.2 MPFI;
1998
  • início da S10 Cab. Dupla Deluxe 4.3 V6 Gasolina;
  • S10 Deluxe Champ 98 com motor 4.3 V6 Gasolina (cabine simples), e cor verde - Referência à Copa da França;
  • inicia-se a fabricação das S10 e Blazer, com tração 4x4, nos motores 2.5 Maxion Turbo Diesel (exceção, cabine estendida) e 4.3 V6 Gasolina;
  • último ano das S10 Deluxe e com o motor à gasolina de quatro cilindros 2.2 e da cabine estendida à diesel;
1999
  • último de fabricação da cabine estendida e mudanças estéticas;
  • início de fabricação da S10 Cab. Dupla Deluxe Executive 4.3 V6 4x2 ou 4x4 (automática);
S10 primeira geração
2000
  • fim do motor 2.5 Maxion Turbo Diesel em virtude da chegada do motor 2.8 MWM Turbo Intercooler Diesel de 132 cavalos. Último ano dos modelos 4.3 V6 Gasolina com tração 4x4, e último ano da S10 Cab. Simples Deluxe 4.3 V6 Gasolina;
  • S10 Barretos com motor 2.2 (cabine simples, série especial);
  • dezembro: é realizada a grande mudança em toda linha S10 e Blazer (linha 2001). Por esse motivo também é reavaliada a estratégia de vendas da S10 assim como suas versões, o motor à gasolina de quatro cilindros, passa de 2.2 (110 cavalos) para 2.4 (128 cavalos), apenas na versão Standard (cabine simples e dupla), e as versões Deluxe 2.8 Turbo Diesel 4x2 e 4x4 (apenas cabine dupla), assumem o posto de "top", já que as versões 4.3 V6 Gasolina 4x2, são temporiariamente fora de linha;
2001
  • S10 Rodeio com motor 2.4 (cabine simples, série especial);
  • abril: motor 4.3 V6 Gasolina 4x2, volta em cena nas versões Deluxe e Executive (apenas cabine dupla), há também a opção de transmissão automática;
  • dezembro: encerrada a produção da S10 Cab. Dupla 4.3 V6 Gasolina 4x2 (automática);
2002
  • Início de fabricação da S10 Cab. Dupla Executive 2.8 Turbo Diesel 4x4 (mecânica);
  • S10 Sertões 2.8 Turbo Diesel 4x4 (cabine simples e dupla, série especial);
2003
  • É realizada pequenas mudanças estéticas, as versões continuam sendo as mesmas (Deluxe passa para DLX) de 2002, com exceção da versão Sertões;
S10 segunda geração
  • agosto: encerrada a produção da S10 Cab. Simples à Gasolina;
  • versões passam a ser montadas por pacotes com base na versão Standard (linha 2004, e opção de pacote DLX para os modelos 2.4). O painel perdeu o voltímetro e o manômetro em virtude de custos;
2004
  • setembro: lançada a linha 2005 nos seguintes motores e versões, 2.4 Gasolina 4x2 (Colina e Tornado, apenas cabine dupla) e 2.8 Turbo Diesel 4x2 e 4x4; Colina (cabine simples e dupla); Tornado (cabine dupla); Executive (cabine dupla);
2005
  • agosto: mudanças na grade dianteira em formato de cruz, entrada de ar para refrigeração do motor. O motor 2.8 Turbodiesel ganhou gerenciamento eletrônico, três válvulas por cilindro e injeção por duto único (common-rail) de 132 cv passa a 140cv, aplicação de acelerador eletrônico e o sistema Track-Lock, um diferencial blocante. Início da S10 Cab. Dupla Advantage 2.4 Gasolina 4x2;
2007
  • novo motor 2.4 FlexPower, 141(G)/147(A)cv, na versão Advantage;
2008
  • restilização para a linha 2009 (capô, pára-lamas dianteiros e tampa traseira); Cab. Simples inicia a versão Advantage 2.4 Flexpower 4x2, e volta a ter a versão Executive à gasolina (cabine dupla, 2.4 Flexpower 4x2);
2010
  • novas grade frontal, tampa traseira e novos bagageiro no teto e o para-choque dianteiro, mesma motorização (2.4 FlexPower);
2012
  • nova geração é lançada em fevereiro, com nova motorização 2.8 diesel, gerando 180 cv e novo câmbio automático de seis marchas.
2013
  • no final de 2013 a Chevrolet muda o motor de 2.8 diesel de 180 cavalos para 2.8 diesel de 200 cavalos tornando-a ainda mais potente, mesmo com o motor anterior de 180cv já era superior em relação a até então imbatível Hilux com apenas 171cv, com o motor mais potente de 200cv a S10 agora está entre as duas caminhonetes mais potentes do Brasil junto com a Ford Ranger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página